sábado, 20 de julho de 2013

Como Estudar Direito Penal



Por Prof. Lucas Gutierrez

Direito Penal costuma ser uma das matérias  mais prazerosas de estudar, penso que isso se deve ao fato de conseguirmos visualizar o que estudamos no nosso dia a dia sem dificuldades.

A maior peculiaridade dessa matéria é que, seja qual for o nível do concurso que estejamos disputando (para cargos jurídicos de alto padrão, analista ou técnico), sempre cai um pouco de teoria, não somente a letra fria da lei. A diferenciação é “o quanto” de teoria que será cobrada.

A matéria de Direito Penal pode ser dividida em 7 grandes tópicos: a) Parte Introdutória: engloba o conceito de direito penal, suas fontes e princípios, além dos conceitos e classificações dos crimes e o estudo da lei penal; b) Estudo do Crime: engloba o fato típico, a ilicitude, a culpabilidade e o concurso de agentes; c) Penas e Medidas de Segurança: é o estudo da punibilidade e sua extinção, além das próprias formas de penas em si e sua aplicação; d) Crimes em Espécie: são os crimes previstos no código penal; e) Leis Penais Especiais: estudamos os crimes previstos em leis extravagantes, como os previstos no Código de Trânsito Brasileiro; f) Lei de Execuções Penais; g) Criminologia.

Criminologia é matéria que merece parênteses, pois é essencialmente doutrinária e não muito comum em concursos. Quando aparece é nos grandes concursos jurídicos (magistratura, promotoria, etc).

Para os que disputam os cargos de analista, técnico ou de áreas não jurídicas, onde a regra é se cobrar o texto de lei, a dica é que somente nos dois primeiros tópicos cai um pouco de doutrina, nos demais basta ler a lei.

Aos que disputam os concursos jurídicos de defensor público, AGU, magistratura, darei umas dicas sobre cada ponto.

A primeira é que todos os pontos são igualmente importantes e caem bastante, exceto LEP, que costuma ser menos cobrada e algumas vezes aparece, até mesmo, no programa de Processo Penal.

Na parte introdutória, muita atenção com o tópico ‘lei penal’, é o mais cobrado. Em relação ao estudo do crime, tudo é muito importante, seja para prova objetiva, seja para as dissertativas e orais, mas atenção redobrada aos erros de tipo e de proibição e ao concurso de agentes.

Ao estudar as penas tome cuidado especial com a extinção da punibilidade, mas se fores prestar concurso para magistratura saiba tudo sobre aplicação da pena.

Em relação aos crimes em espécie, cuide mais dos crimes contra a vida, contra o patrimônio, contra a administração pública e contra a liberdade sexual. Já nas leis penais especiais, tome muito cuidado com as questões jurisprudenciais específicas e, em relação às matérias, com os crimes hediondos, de trânsito, de drogas e do estatuto do desarmamento.

Por fim, gosto de indicar o livro do Cleber Masson e do Rogério Greco, isso para concursos. Livros como os dos professores Nucci, Capez e Cezar R. Bittencourt não são bons para concursos, pois perdem em didática e objetividade, mas são melhores para um conhecimento mais aprofundado da matéria.

O Direito Revisto – Jul/13
Publicado originalmente em: Blog Prof. Lucas Gutierrez
Imagem: Reprodução Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário