domingo, 14 de julho de 2013

Como estudar para concursos – parte 3 – Depois da autorização

Por Thais Godinho

Continuando a série sobre organização dos estudos para passar em concursos públicos, hoje o post falará sobre como organizar os estudos depois da autorização.

Antes de continuar, gostaria de dizer que, como expliquei no primeiro post da série, todas as dicas aqui foram fruto de pesquisas em fontes diversas, sempre citadas.

Para não restarem dúvidas, seguem as minhas fontes:
  • Livro “Guia de aprovação em concursos públicos” – William Douglas
  • Livro “Como estudar para concursos” – Alexandre Meirelles
  • Livro “Manual de um concurseiro” – Alex Viegas
  • Livro “Vencendo a maratona de concursos públicos” – Lia Salgado
  • Entrevistas do Deme (Demétrio Pépice) coletadas pela internet
  • Dicas de aprovados no Fórum Concurseiros
  • Entrevistas de aprovados no site do Ponto dos Concursos
  • Dicas compartilhadas por amigos e conhecidos aprovados em concursos públicos
Dito isso, vamos continuar com a nossa série. 

Continue seguindo todas as dicas dadas nos posts anteriores, além do direcionamento novo a partir da autorização, com as dicas deste post.

Analisando todas as dicas que eu li, percebi que existe uma diferença enorme entre você estudar antes do edital e depois da autorização. Por quê? Porque, antes da autorização, você pode até ter ideia de que concurso você quer prestar, mas a autorização dá a certeza de que ele vai acontecer. Significa que, a partir daquele momento, você pode focar exclusivamente naquele concurso. Suponhamos que você esteja estudando para uma área, com as matérias genéricas. A partir da autorização, você pode focar exclusivamente naquele concurso, se for o seu objetivo.

Assim, a primeira coisa que você deve fazer é:


1. Analisar o último edital

Você deve pegar o último edital do concurso em questão e analisar com calma as disciplinas e tópicos abordados. Também deve verificar quantas questões de cada disciplina caem na prova, quais os pesos etc. Essa análise servirá como guia de estudos daqui para a frente. É claro que matérias entram e saem, assim como podem continuar iguais, mas você precisa se arriscar. Vale a pena estudar o que caiu no último edital e depois utilizar o tempo para estudar as matérias novas.

2. Conhecer a banca

Muitas vezes, quando é publicada a autorização do concurso, já é anunciada também a banca que realizará as provas. Se isso acontecer, seu objetivo deve ser conhecê-la. Por quê? Oras, porque as bancas repetem as questões e têm um estilo próprio. É muito diferente fazer uma prova da FCC ou da ESAF, por exemplo. Você precisa entender como funciona a “cabeça” da banca, pois isso já garantirá um avanço enorme na hora de resolver as questões na prova.
Para fazer isso, baixe provas anteriores da banca, fique atento(a) às provas de concursos em andamento e resolva as questões relacionadas às matérias que te interessam. Sempre que acontecer alguma prova da banca com pelo menos uma matéria que consta no edital do seu concurso, vale a pena baixar e fazer.
É consenso entre os concurseiros bem aprovados que a resolução de provas da banca é fundamental na aprovação. Não descarte esse método, pois ele realmente é importante.

3. Fechar as matérias

Vejo muito nas discussões de concurseiros o termo “fechar a matéria”, que basicamente significa ter estudado todos os pontos abordados no edital anterior e um pouco mais, estudando pelos livros ou fazendo cursos. Procure ter essa meta de fechar as matérias antes da publicação do edital. Você terá cerca de três meses (ou mais) até isso acontecer, então foque nos estudos! Agora é a hora de intensificar o seu ritmo e correr atrás do que não fez antes.
Fechando as matérias antes da publicação do edital, você estará apto a pegar o documento e ficar feliz! Pense nisso! Você verá todos os pontos já estudados ali, na sua frente, e poderá se concentrar nas matérias novas que entrarem, por exemplo, ou nos tópicos diferentes.



Leiam as postagens anteriores da série:

* Como estudar para Concursos - Parte 1 - Como começar!!!
* Organizando os estudos em ciclos
* Como estudar para Concursos - Parte 2 - Antes do Edital


O Direito Revisto – Jul/13
Publicado originalmente em: Vida Organizada
Imagem: Reprodução Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário