segunda-feira, 15 de julho de 2013

Como estudar para concursos – Parte 4 – Como estudar depois do edital



Por Thais Godinho
Continuando a série sobre organização dos estudos para passar em concursos públicos, hoje o post falará sobre como organizar os estudos depois do edital.

Antes de continuar, gostaria de dizer que, como expliquei no primeiro post da série, todas as dicas aqui foram fruto de pesquisas em fontes diversas, sempre citadas. Você pode ver quais são as minhas fontes aqui.

Depois do edital, você precisa ser bastante organizado(a) para estudar, porque tem cerca de dois meses somente para colocar a casa em ordem, rever o que foi estudado e estudar as disciplinas que são novidade. Por isso, o ideal para qualquer concurso é que você comece a estudar muito antes da publicação de qualquer edital, como eu disse nos posts anteriores. O Deme costumava dizer que o edital é um presente para o concurseiro bem preparado.

O que você deve fazer quando sair o edital é o seguinte:

1. Analise o edital
O desespero baterá forte, mas é importante pegar uma caneta marca-texto e ir grifando todas as informações importantes: data de inscrição, data de pagamento, data das provas, pré-requisitos, número de questões por disciplina, número de mínimos para passar etc.

2. Imprima o programa de cada disciplina
Em uma folha separada. Sempre tenha o programa de cada uma como guia ao estudar, para não perder tempo agora com o que não cai. Quando você está estudando sem edital à vista, tudo bem querer estudar todos os assuntos, pois assim você entende melhor a matéria e aprofunda seus estudos, mas este não é o momento de fazer isso. Agora você precisa de agilidade.

3. Dê um jeito para arranjar mais tempo
Você precisa estudar! Especialmente se você trabalha fora, vai precisar restringir seu tempo livre somente aos estudos. Será que dá para acordar mais cedo? Usar o horário do almoço? Estudar uma hora a mais de noite? Isso quem vai dizer é você.

O que não vale é dizer que não consegue estudar mais e perder tempo assistindo Big Brother. Isso é sério. Tenha prioridades.

4. Tenha estratégia
Se o concurso que você vai prestar não trabalha com mínimos por disciplina, mas mínimos por prova, veja desde já qual disciplina não vale a pena estudar e foque nas outras. Existem disciplinas que apenas fazem volume no edital e que não têm muitas questões na prova. O conteúdo é imenso e, se você não tiver estudado até agora, não vale a pena perder tempo com elas. Agora, se a sua prova tiver um mínimo por disciplina, então você precisa se concentrar em aprender mais de cada disciplina que não estudou muito. Esse é o tipo de decisão estratégica que você precisará tomar quando o edital for publicado.

A estratégia também se aplica aos materiais que você vai usar para estudar a partir de agora. Faça um curso somente se realmente for necessário. Compre um livro novo somente nesse caso também. Cursos em PDF podem ser uma boa, porque são mais diretos, mas sempre avalie seu tempo disponível.

5. Elabore um cronograma
Com o programa de cada disciplina em mãos, você pode elaborar um checklist para estudar cada tópico que falta dentro de um determinado período de tempo (um mês, por exemplo). Depois, pode destinar as duas últimas semanas antes da prova para revisar todas as matérias. Nas duas semanas que sobraram, você estuda os pontos mais críticos e que merecem atenção maior.

Existem diversas formas de organizar seus estudos depois do edital. O próprio Alex Meirelles recomenda, em seu livro (e em seu texto que circula pela Internet), montar um quadro de controle de estudo. Veja o que funciona para você.

6. Revise o que foi estudado
Não adianta estudar sem fazer revisões, senão você não consegue manter na memória nada do que investiu tempo estudando. Ter um período para revisar é importante. Como eu falei, você pode deixar as duas últimas semanas, ou somente a última, para fazer essas revisões.

7. Cuide da sua saúde
Muitos concurseiros bem preparados acabam indo mal na prova porque abusaram no último mês antes do edital e chegaram no dia do certame com piriri, dor de cabeça, tendinite, coluna dolorida, dor de estômago etc. O nervosismo é normal, mas todo o resto pode ser evitado. Não beba, não fique tomando remédios ou estimulantes a toa, não faça exercícios que podem ocasionar lesões, entre outras atividades perigosas.

8. Faça um checklist do que precisa levar no dia da prova
Para não ter que pensar nisso somente um dia antes e correr o risco de esquecer alguma coisa:
  • cartão de inscrição
  • RG
  • lapiseira com estoque de grafite
  • canetas da cor que pedir o edital
  • borracha
  • caneta marca-texto
  • algo para comer
  • algo para beber
  • algum doce estimulante (chocolate, balas)
  • remédios emergenciais (dor de cabeça, dor de barriga, gases, cólica)
  • absorventes
  • relógio
9. Não desista!
Muitas, mas muitas pessoas desanimam nessa reta final porque acham que não estudaram bastante ou que não vão passar. Ter confiança é fundamental! Por menos que você tenha estudado, encare a prova de frente. Saia de lá com a cabeça erguida, com a sensação de dever cumprido. Tenha em mente que fez o melhor que pôde com o tempo disponível. Não se cobre tanto. É só uma prova. Outras virão. 

São muitos candidatos bem preparados e o normal hoje em dia certamente é não passar. Mas é aquilo, é uma fila. Se continuar estudando direitinho, uma hora chega a sua vez. Mantenha-se motivado.


Leiam as postagens anteriores da série:
* Como Estudar para Concursos - Parte 1 - Como Começar!!!
* Organizando os Estudos em Ciclos
* Como Estudar para Concursos - Parte 2 - Antes do Edital
* Como Estudar para Concursos - parte 3 - Depois da Autorização


O Direito Revisto – Jul/13
Publicado originalmente em: Vida Organizada
Imagem: Reprodução Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário