Organizando os Estudos

Organizando os estudos em ciclos
Por Thais Godinho

Se você estiver se sentindo bem disposta(o) e quiser continuar estudando durante mais 1h, passe para a disciplina seguinte, que é a Matéria 1. Estude durante 1h e, quando você for estudar novamente, talvez no dia seguinte, comece por ela e complete a 1h30.

Vá seguindo a ordem até recomeçar o ciclo pela primeira disciplina que você estudou. Você também terá uma noção de quanto tempo leva para “rodar um ciclo” de estudos.

Pegue uma folha em branco e desenhe um círculo. Faça as divisões como se fosse uma pizza, mas somente na quantidade de disciplinas que você estabeleceu (no exemplo acima, foram quatro). Escreva cada disciplina com a carga horária em cada divisão. Procure alternar os assuntos para não deixar disciplinas parecidas na sequência.

Cole esse ciclo na parede ou em seu mural e siga a sequência. Simples, não?

Vantagens

A vantagem do estudo em ciclos é que você não depende de um horário fixo para estudar. Isso é particularmente interessante para quem tem filhos, trabalha fora ou tem uma rotina com horários bagunçados. A outra vantagem é que você rotaciona os assuntos, de modo que todos têm sua devida atenção no tempo certo.

Eu tenho aplicado e gostado bastante. Costumava fazer quadros com horários mas, se algo atrapalhasse o meu dia (algum imprevisto, que sempre pode acontecer), adeus rotina. Com o ciclo, isso não acontece mais. E claro que você precisa ter a disciplina necessária para estudar, mas isso aconteceria com ou sem horários.
É assim que eu tenho feito diariamente, independente de estudar 3h ou 8h.

O Direito Revisto – Jul/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário